O crente, e os dois governos que podem operar sobre ele

Existem 2 tipos de crentes: o crente que anda (vive) na alma, governado pela alma (e consequentemente na carne), e o crente que anda no Espírito (que vive sob o governo do Espírito).

Na Bíblia, muitas vezes podemos ver a palavra “coração” representando a nossa “alma”, como em Jeremias 17.9:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

(em outra tradução, o significado está ainda mais claro):

“ENGANOSO é o coração, mais do que todas as coisas, e DESESPERADAMENTE CORRUPTO; quem o conhecerá?”  (Jr 17.9 – RA)

Observe o contexto dessa passagem do versículo 5 até o 10, com algumas explicações entre parênteses:

Jeremias 17.5-10:

(17.5) Assim diz o SENHOR: Maldito (amaldiçoado é) o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! (amaldiçoado é o homem que confia mais em si do que no Senhor, que confia mais na força do próprio braço do que em Deus, e que afasta sua alma – suas vontades – de Deus)

(17.6) Porque (esse homem) será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes (ao invés disso), morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

(17.7) Bendito (abençoado) o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.

(17.8) Porque ele (esse homem) é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro (significa que essa árvore tem suas raízes – por debaixo da terra – voltadas em direção ao rio, e por isso essa árvore está sempre “bebendo água” sem ninguém ver, porque é debaixo da terra que ela está recebendo a humidade, ou seja, no secreto) e (esse homem, que é como essa árvore) não receia (não tem medo) quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão (no ano de seca), não se perturba (não se preocupa), nem deixa de dar fruto. (mesmo com a seca, que representa as circunstâncias difíceis, esse homem não deixa de prosperar em todas as áreas de sua vida, porque sua fonte de “água” está garantida, sua fonte não é visível, mas é real, e isso o sustenta mesmo no tempo da seca).

(17.9) Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (enganosas são as vontades e os pensamentos do homem, eles são traiçoeiros, quem os verá e revelará?)

(17.10) Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração (sondo, vejo e analiso a alma e as vontades de cada um), eu provo (testo) os pensamentos; e isto (faço) para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. (segundo o que cada um fizer, semear, ação e reação, a lei da semeadura).

Coração e alma são a mesma coisa, e, o que a Bíblia nos mostra é que a nossa alma não é confiável, ela é enganosa.

Seria “um pouco” enganosa? Não. A Bíblia nos mostra que a nossa alma é enganosa MAIS do que TODAS AS COISAS. Isso significa que a nossa alma é extremamente TRAIÇOEIRA, e por isso Deus diz “maldito o homem que confiar nela” (vers. 5).

É da nossa alma que fluem as nossas vontades, ou seja, as vontades “nascem” na alma. Então, quando Deus falou “enganosa é a alma…” consequentemente Deus estava nos dizendo: “enganosas são as vontades de vocês, elas são traiçoeiras! Não confiem nelas!”

Mas hoje (graças a Deus) sabemos que não somos mais obrigados a andar (viver) na alma (sob o governo dela), porque recebemos a oportunidade de andar no Espírito, com a ajuda dEle, através do batismo nEle, através dos dons dEle, da armadura espiritual que Ele nos fornece (Efésios 6.13).

Como saber se estamos andando (vivendo) no Espírito?

Como saber se o governo que está agindo sobre nós é o da nossa alma ou o do Espírito Santo?

Quando você anda no Espírito, você NÃO faz o que você quer (o que a tua vontade física, vontade instintiva, vontade emocional quer), apesar de “querer”, de sentir “vontades”, (quando você anda no Espírito) você não se deixa governar por elas, mas opera em você uma decisão de submeter as tuas vontades a Deus, opera em você um domínio próprio, e uma vontade MAIOR de crucificar a tua vontade (do que de realizá-la), opera em você uma decisão e uma vontade MAIOR de fazer a vontade de Deus. Porque? Simplesmente porque você sabe que a tua vontade não é confiável.

Quando você anda no Espírito você obedece a vontade de Deus.

Uma pessoa que só faz o que quer, NÃO ANDA SOB O GOVERNO DO ESPÍRITO, mas sob o governo da alma e da carne.

A vontade de Deus não é como a nossa (enganosa, perversa e corrupta – Jr 17.9), a vontade de Deus é PERFEITA, boa, e agradável para nós (Rm 12.2), por isso não devemos confiar em nossa vontade, mas devemos confiar somente na vontade de Deus, que sempre será MELHOR que a nossa.

Qual é o “segredo” para andarmos sempre no Espírito?

A maneira como eu fortaleço meu espírito (e enfraqueço as minhas vontades carnais) é através da prática da oração em línguas (e também do jejum), mas observe, não estou falando da oração em línguas na forma de interpretação (1 Cor.14.5), nem da oração em línguas na forma de “idiomas variados” (como descrita em Atos 2.6-8), estou falando de outra forma de oração em línguas (porque existem 4 formas diferentes de oração em línguas), estou falando da forma que está descrita em 1 Coríntios 14.4: a oração em línguas para a nossa edificação pessoal. Essa forma de oração em línguas é a que eu utilizo para fortalecer o meu espírito, ela é totalmente bíblica.

O próprio Apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 14.18 o seguinte:

 “Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.”

Ou seja, o Ap. Paulo orava muito em línguas! Porque? Porque ele sabia que essa era uma forma muito eficaz de fortalecimento espiritual.

Vamos ler o que o Ap. Paulo diz do verso 1 ao 4:

1 Coríntios 14. 1- 4 (com algumas explicações entre parênteses)

(14.1) Segui o amor e procurai, com zelo (com cuidado, com atenção), os dons espirituais (busque os dons espirituais), mas principalmente (busque) que profetizeis. (Esse dom é destacado pelo Apóstolo Paulo por ser um dos dons que mais edificam e fortalecem a toda a igreja).

(14.2) Pois quem fala em outra língua não fala a homens (não está falando pros homens entenderem, é um “idioma” incompreensível aos homens), senão a Deus (fala com Deus, é um “idioma” que só Deus entende), visto que ninguém o entende (ninguém entende nada que estamos falando quando estamos orando em línguas, pq? Porque na verdade, ela não é uma oração para a alma humana entender – a não ser que o Espírito dê a interpretação), e em espírito (a pessoa que está orando) fala mistérios. (a oração em línguas é uma oração EM ESPÍRITO – não “em ALMA” – onde a pessoa fala MISTÉRIOS. Aqui, mistérios, são as coisas ORADAS em espírito, coisas que ainda não nos foram reveladas, que não sabemos, coisas que o Espírito está intercedendo por nós, mas que não estão sendo reveladas a nossa alma/mente naquele momento, por isso essa oração é um mistério para nós).

(14.3) Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. (mas quem profetiza fala em um idioma que todos entendem, idiomas que a nossa alma entende, como Português, Inglês, Espanhol, etc… trazendo edificação, encorajamento e consolo para toda a igreja, e não apenas para uma pessoa)

(14.4) O QUE FALA EM OUTRA LÍNGUA A SI MESMO SE EDIFICA, mas o que profetiza edifica a igreja. (edificar = construir = fundar = quem fala em outra língua a si mesmo “constrói”, firma, fortalece… mas quem profetiza, firma, constrói, fortalece a igreja toda, E NÃO APENAS A SI MESMO).

Perceba que nesta passagem (e nesse capítulo) o Ap. Paulo está falando da importância de falar (DENTRO DA IGREJA – no microfone, no púlpito) em um idioma que TODOS ENTENDAM, que edifique a todos, e não apenas em línguas. Nesse capítulo ele fala várias vezes que não adianta ficarmos orando em línguas pros outros (não é esse o propósito da oração em línguas) mas que (no caso do idioma do Brasil) quando nos dirigimos aos outros publicamente, devemos falar em PORTUGUÊS, pois assim todos nos entenderão, e serão edificados.

Porém, Paulo deixa “escapar” (no verso 4) o propósito da oração em línguas, para quê ela serve: para nossa edificação pessoal!

E no verso 18, ele DECLARA que era um grande praticante desse dom de edificação!

Não é maravilhoso isso?

A oração em línguas nos fortalece a ponto de fazer a nossa alma se submeter ao Espírito de Deus. A nossa alma (mente) não está capacitada para governar a nossa vida, ela está capacitada apenas para expressar sentimentos, emoções e vontades.

O nosso espírito humano foi criado para receber o Espírito Santo, e assim (através do batismo no Espírito Santo) Ele (o Espírito Santo) poder nos governar, governar SOBRE a nossa alma, sobre nossos pensamentos, sobre as nossas vontades.

E assim, quando o Espírito nos governa, na prática, no dia a dia, Ele nos ensinará TODAS as coisas:

João 14.26: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

Isso significa que, apesar das nossas vontades serem traiçoeiras, dos nossos pensamentos serem enganosos (Jr 17.9), e por causa disso não sabermos fazer as escolhas certas ou dirigir corretamente as nossas vidas, ELE (o Espírito Santo) nos GUIARÁ PELO CAMINHO DA VERDADE:

João 16.13:  “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”

É por isso que você precisa receber o batismo do Espírito Santo, e começar a praticar a oração em línguas para a tua edificação pessoal. Sem a prática desse dom a armadura espiritual descrita por Paulo em Efésios 6 não está completa, ele diz assim:

Efésios 6.13-18: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; ORANDO EM TODO O TEMPO com toda a oração e súplica NO ESPÍRITO, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos…”

Orar NO ESPÍRITO não é orar com a mente, em pensamento, porque orar com a mente é orar com a ALMA. Orar NO Espírito é quando o próprio Espírito Santo ora (intercede) por nós, essa é a ÚNICA forma de orar NO ESPÍRITO = em línguas. Todas as outras formas de oração são com a alma (mente), por isso Paulo disse aos Romanos:

Romanos 8.26-27:

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém (porque oramos segundo a nossa vontade = alma), mas o mesmo Espírito (Santo) intercede (ora) por nós sobremaneira (acima da nossa maneira), com gemidos inexprimíveis.”

“E aquele que sonda os corações (Aquele – Ele – que vê a nossa alma/mente) sabe qual é a mente do Espírito (Ele sabe o que Ele mesmo pensa e planejou para cada um de nós), porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede (ora) pelos santos. (por nós)

Por isso, trazendo para a prática: ore em línguas, ore diariamente, ore enquanto você faz suas atividades em casa, ou enquanto estiver dirigindo, indo ao trabalho, andando de ônibus, caminhando pelas ruas… para isso, você não precisa orar em voz alta, chamar a atenção das pessoas ao redor, não, esse não é o propósito (lembra?), ore baixinho mesmo, pois essa oração é entre você e o Espírito de Deus! Para tua edificação pessoal!

Você pode escolher, pode decidir se entregar a Ele, ao governo dEle por quanto tempo você quiser (orando em línguas), e assim tua alma não conseguirá ser mais forte que o teu espírito! Ela terá que se sujeitar ao governo do Espírito!

Por quanto tempo você deseja que o Espirito Santo interceda por você?

O tempo todo?

Então ore em línguas em todo tempo (Ef 6.18), porque assim em todo tempo Ele estará intercedendo por você!

Esse é o meu “segredo”.

Que Deus te abençoe,

Pra. Sarah Sheeva

40 pensamentos sobre “O crente, e os dois governos que podem operar sobre ele

  1. A paz …
    Wowwwwwwwwwww ….após retornar de levar minha filha a escola gosto de checar meu pc e ao ler esta postagem wowwww é a primeira vez que leio um artigo tão bem ministrado, a respeito desse assunto., Obrigada !!!
    ,

  2. Que benção essa palavra! Estou orando para que você possa vir um dia ministrar pessoalmente esta palavra na minha igreja aqui em Campinas! Eu creio!!!
    Que o Senhor abençoe cada dia mais o seu ministério e a cubra com a sua poderosa proteção!!! Pois através da sua vida Deus tem abençoado muitas igrejas em todo o Brasil.
    O projeto das princesas mudou a minha maneira de pensar e também de agir, e creio que muitas mulheres na nossa nação que já eram princesas do Senhor mas não se comportavam como tal, também tiveram seus “olhos” abertos. Isso é maravilhoso! Sempre que tenho oportunidade compartilho suas ministrações e entrevistas com outras pessoas para que um dia possamos ver a nossa nação transformada! Eu creio!
    Amo sua vida e ministério!

  3. Quando vieres em Campinas, por favor avise-nos no Blog e nos e-mail’s dos participantes de seu blog também, quero muito ouvir suas ministrações…que o Senhor te sustente e te guarde sempre! Um abraço -Marli – Campinas/SP.

  4. é lindo como o espirito santo de deus nos ensina tudo o que o que precisamos aprender para a nossa edificação espiritual que deus continue te usando dessa maneira linda e que o culto das princesas possa ser difundido de uma maneira global sem fronteiras pois é muito edificante pois o inimigo de nossa salvação tem investido pesado na desvalorização do ser humano e nós como geração escolhida temos que ser atalaia e anunciar os perigos do MUNDO QUE DEUS TE ABENÇOE E QUE O ESPIRITO SANTO TE CONDUZA DESSA MANEIRA SEMPRE QUE A PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS ESTEJA COMTIGO

  5. Trazendo para a prática: e quem não sabe orar em línguas? Ainda não recebeu o batismo do Espirito Santo (só batizado nas águas), como é que fica? Sou nova convertida e, sinceramente, fiquei desanimada, não sei orar em línguas… Minhas orações não estão servindo pra nada????

    • Não fique desanimada querida! Pelo contrário, se anime! Porque o Espírito Santo VAI te batizar! Ele te ama!
      Ele quer habitar em você também! Creia!
      Em qualquer momento Ele vai te batizar! Veja essa ministração que pode ser tua oportunidade:

      Paz!

  6. poxa muito forte heim…é muito importante ter o Espirito Santo. Amei o post tenho certeza que abriu os olhos de muitas pessoas

  7. Pastora me explica uma coisa,nós sentimos algo quando somos batizados pelo Espírito Santo, ? pq tem gente que fala que simplesmente abre a boca e sai, e que não tem domínio sobre o que está falando. a pessoa consegue falar a hora que ela quer em qualquer lugar?me explica. A paz.

  8. E como eu faço para orar em línguas? Nem todos tem esse don! Não existe outra forma de falar diretamente com o Espírito Santo? Isso é a chave para tudo aquilo que venho pedindo a Deus, mas a grande barreira é que não sei falar em línguas. Me de uma luz, por favor rs beijos e obrigada.

  9. Ola Sara,
    Que alegria saber que vc esta conseguindo postar tenho usado seus artigos e divulgado seus videos mas sinto falta de atualizaçoes pra que tenhamos mais conteudo pra debates e estudos mesmo,sempre que puder deixe uma palavra ou videos respostas sobre relacionamento pq tem sido muito uteis e nos identificamos com sua visão a respeito do assunto.A proposito gostaria que vc falasse com as divorciadas que o esposo decidiu ir embora e mesmo c muita tentativa se divorciou a rebelia delas,como essas mulheres muitas vezes novas podem ter perspectivas de um futuro amoroso mas na visão de Deus? existem muitas mesmo precisando de um balsamo p favor trate do assunto qd puder.Obrigada e Deus te abençoe.

  10. Ola Sarah! gosto muito dos teus posts, so que eu so um bocado dislexica hehe, eu ja fui batizada pelo espirto santo, mais nao percebi como oro em linguas no dia a dia, ainda sou nova em tudo e gostaria de aprender mais sobre orar em linguas no dia a dia. Poderia dar exemplos? pk comigo so vai na base do “desenho” hehe

  11. Sarah Sheeva, amo suas ministrações! O Senhor mudou minha vida atravéz de vc e do seu ministerio com mulheres… Seu testemunho é como uma luz brilhando dizendo a todos que é possivel ter uma vida santa!
    Muito obg! Te amo em Cristo!

  12. tremenda essa mensagem. o esclarecimento vindo do Espirito nos fortalece em todo o tempo, independente das nossas circunstancias, podemos vencer em meio as nossas fraquezas, seu poder se aperfeiçoa em nós através do seu Espirito e podemos caminhar seguros em sua direção e experimentar sua boa, perfeita e agradavel vontade. um grande beijo, Sarah, você é um instrumento de benção para minha vida.

  13. adorei a palavra,desde o momento que pude assistir seu testemunho consegui abri mais os olhos para a palavra de Deus.obrigada.

  14. Maravilhosa essa palavra, direto do trono do pai para nossas vidas, que o Senhor continue te usando, sonho em ve-la ministrando para as igrejas de bauru. obrigada por esse banquete que nos proporcionou. beijos

  15. Florzinha abençoada, vc não tem ideia de o tanto que tem me ajudado!!
    Amei a palavra e pode acreditar eu estava buscando por aquelas respostas,acredito que Deus tem te usado tremendamente e mudado a vida de muitas pessoas.

    Te Amo em Cristo Jesus!

  16. Graça e Paz Pastora Sarah. O Espirito Santo é maravilhoso! Fui muito abençoado pela mensagem. Deus te abençõe.

  17. Hoje quando eu voltava para casa de uma viagem que fiz a Porto Seguro, o rapaz do táxi começou a debater comigo sobre religião ele disse que acredita que somos donos do nosso destino já que Deus nos criou a imagem semelhante a dele, daí eu falei que ele criou sim a imagem igual a dele, mas somos criação dele e que Deus é maior do que tudo que há no céu e na terra e ele ainda falou que nós somos Deuses, expliquei um monte de coisa para ele e nada de mudar o pensamento, e esse post tem tudo haver como que aconteceu hoje ou seja ele segue os desejos da carne.
    Sarah a paz do senhor esteja contigo e que Deus te abençoe sempre minha querida.
    Pessoal quem quiser me add no facebook é https://www.facebook.com/profile.php?id=100000163056807
    Amo falar sobre o evangelho e de compartilhar novas experiencias e sou humilde para aprender.

  18. Palavra poderosa, cheia da unção do ESPiRÍTO SANTO!!
    Que Deus continue te usando…
    Fica na paz!!

  19. Adorei sua mensagem……PARABÉNSSSS.Aprendi bastante e graças a Deus, sem saber, já orava em línguas o Espirito sante até canto em línguas atraves da minha vida.Toda honra e glória ao Deus TODO PODEROSO. Q o Senhor continue abençoando seu lindo ministério.
    Abraços,
    Cinara.

  20. Paz Sarah Sheeva!

    Minhas ovelhas estiveram no culto de Cura da Alma no último dia 28/04/2012,

    E vocês conversaram no final do culto e você solicitou que enviássemos um email com o assunto: IGREJA DUQUE DE CAXIAS.

    E sendo que já enviamos dois emails e ainda não obtivemos o retorno e gostaríamos de saber se daremos sequência no convite feito.

    Estamos no aguardo do formulário com as solicitações para realização do Congresso de Santificação nível l.

    Desde já agradecemos

    Atenciosamente,

    Pr. Roberto Carlos Xavier

    Igreja Batista da Fé – Taquara – Duque de Caxias – Rj

  21. O Senhor Jesus confirma sempre que sabe todas as coisas, pois quando precisamos Ele envia sua palavra aos nossos corações. JESUS CRISTO É DEUS, e te ama, e eu também. Bjs.Cleusa

  22. Glória a Deus…. Como sempre vc é uma Benção de Deus em minha vida… Eu aprendi a te amar muito desde do momento que eu descobri que Deus havia feito uma linda transformação na sua vida… Não conhecia vc antes deste lindo e grande acontecimento… Mas quando eu soube a sua conversão, lia as suas ministrações constantemente, que muito edificam a minha vida…. Deus te abençoe ainda mais e sempre…. Eu te amo em Cristo Jesus!!!

  23. muito bom Sarah, nesse contexto esta nitido a diferença de andar pela carne
    e andar por espirito. foi muito bom pra mim , pois meditando eu posso me
    corrigir e andar pelo espirito e não deixar meus desejos egoistas falarem mais alto e prejudicar minha relação com Deus.
    Que Deus continue te abençoando

  24. A paz do Senhor pastora. Preciso de ajuda para tomar uma decisão mt importante. Bom, sou uma jovem de 20 anos, tenho um relacionamento de 2 anos e alguns meses. Começamos tudo certo primeiro nos olhares depois em um período de conversas até que decidimos namorar passamos por um período de oração (alguns meses) orientado pelo nosso pastor que é meu pai. Somos exemplo para todos na igreja … até que ele me pediu em noivado. Noivamos faz 5 meses. Ele é uma boa pessoa, é um rapaz de Deus, temos ministérios na igreja,… Ele faz de tudo por mim, mas aí que está o problema, eu tenho sempre que estar falando oq ele deve fazer … sinto que se um dia eu parar de “ficar no pé dele” as coisas não vão andar. Sinto que ele não faz as coisas por responsabilidade própria mas sim pq eu peço. Não é isso que eu espero de um marido. Isso me traz insegurança. Sem contar que nossa natureza ( jeito, pensamentos) são bem diferentes. Mas até que conseguimos chegar a um acordo… mas para isso sinto que eu deixo de ser eu mesma, isso me faz mal. Fico preocupada pq antes de começarmos a namorar foi tudo entregue nas mãos de Deus, oramos e Deus permitiu, se Deus tivesse dito não, com certeza eu obedeceria, como sempre faço em minha vida, dou muito valor ao reino e acho o máximo ser princesa!!.No meu intimo eu sinto que tem algo errado A essa altura era pra eu estar doida pra casar com ele e não ficar com medo..O que eu faço Pastora? Help me! Ah, e parabéns pelo lindo trabalho ….esse universo de príncipes e princesas do Senhor é maravilhoso!

  25. Pra, a pazzzzzz bom diaaaaa!!!…
    krak a oração em línguas é algo sobrenaturaaaaallll, sinistroooo, sou batizada no espirito santo desde 2006 e ainda não tinha ouvido falar dessa pratica de oração em línguas, como a Pra fala, é tremendo isso… depois que comecei essa pratica mudou muita coisa em mim…glória a Deus pela sua vida… fik na pazzz… Deus te abençoe grandemente em nome de Jesus!!!

  26. Sarah, não sou batizada nas águas ainda (no mais tardar mês que vem me batizo), eu só consigo falar em línguas depois de batizada nas águas? Ou entendi errado?
    Essa ministração foi pra mim, fui criada na igreja, mas na pré adolescência até ano passado estava desviada, então voltei. Decidi que queria obedecer ao chamado (e não foram poucos!) Desde então, minha maior preocupação é distinguir a voz da alma da voz de Deus, não sei os outros irmãos, mas como é difícil pra mim, mesmo vigiando!
    Deus tem me respondido sempre, nosso Paizinho é bem preocupado em nos responder e Ele me trouxe diretamente aqui, mas ainda tenho esse tipo de dúvida!

    • Aline, você ou qualquer pessoa (que crer no Senhor) pode ser batizada no Espírito Santo a qualquer momento, mesmo antes de descer as águas. O Espírito Santo não é “religioso”, Ele faz do jeitinho que Ele quiser! rs, Paz!

  27. prª Sara sou da cidade de teresopolis!quero que saiba que hoje pago um preço, depois de uma vida pecadora aguardo em Deus,conheci um homem abençoado e não temos vida sexual ativa, a nossa luta é grande, mas iremos até o altar para sermos abençoados, pois vivemos a palavra de Deus e sei de seu ex tbm bjss a paz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s